Fechar

%0 Journal Article
%4 sid.inpe.br/mtc-m15@80/2006/08.04.12.13
%2 sid.inpe.br/mtc-m15@80/2006/08.04.12.13.06
%@issn 0102-7786
%T Mineração de dados de meteorológicos associados a atividade convectiva empregando dados de descargas elétricas atmosféricas
%D 2006
%8 Aug.
%A Politi, Jacques,
%A Stephany, Stephan,
%A Domingues, Margarete Oliveira,
%A Mendes Júnior, Odim,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/CPTEC
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/CPTEC
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/CPTEC
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)
%@electronicmailaddress jpoliti@lac.inpe.br
%@electronicmailaddress stephan@lac.inpe.br
%@electronicmailaddress margarete@lac.inpe.br
%@electronicmailaddress odim@dge.inpe.br
%B Revista Brasileira de Meteorologia
%V 21
%N 02
%P 232-244
%K mineração de dados, conjuntos aproximativos, sistemas convectivos, descargas elétricas atmosféricas, data mining, rought sets, convective system, atmospheric electrica discharges.
%X Neste trabalho implementa-se a mineração de dados com um algoritmo de conjuntos aproximativos (rough sets) para análise quantitativa de dados meteorológicos na presença de atividade convectiva mais intensa. Foram empregados dados de ocorrências de descargas atmosféricas nuvem-solo, índices de instabilidade derivados de perfis atmosféricos obtidos de radiossondagens nos aeroportos do Centro-Sul do Brasil e dados de um modelo de previsão numérica de tempo, sendo parte desses dados obtida de campanhas do Experimento Interdisciplinar do Pantanal. Devido à grande quantidade de dados de descargas disponíveis, foi utilizada uma técnica de redução de dados por meio do agrupamento espaço-temporal das ocorrências em entidades denominadas centros de atividade elétrica (CAEs). Os CAEs foram associados à presença de atividade convectiva e usados para rastreá-la. Esta aplicação de mineração de dados buscou encontrar regras quantitativas potencialmente úteis a partir de tabelas de dados meteorológicos associados aos CAEs. A abordagem proposta de mineração de dados mostrou-se viável, sendo encontradas diversas regras quantitativas que indicam padrões meteorologicamente coerentes, encorajando novos desenvolvimentos.
%@language pt
%3 Politi.Mineração.pdf
%( sid.inpe.br/iris@1915/2005/12.19.11.26
%U http://www.sbmet.org.br/


Fechar